segunda-feira, 25 de maio de 2009

Garrafa-Tijolo, Boas idéias















Hoje pessoal vou relatar uma criação de um design europeu, que tentou reciclar inovando na matéria - prima.

Este design, no qual não tenho o nome, criou um novo design para uma garrafa da cerveja Heineken. Ela seria apropriada para ser usada como tijolo em construções civis. Com um formato diferente ela encaixaria em outras garrafas tendo uma amarração sem a necessidade de uma argamassa (Concreto atualmente).

A Forma é simples, duas faces da garrafa são planas e com pequenos volumes, necessária para o atrito, e a parte de baixo tem uma superficie côncova, resultando no encaixe de outra garrafa.

Pequenas idéias podem resultar em buscas revolucionárias, mas nem tudo na Arquitetura orgânica e ecológica tem um meio como esperamos. Este design e esta linha de fabricação foi rejeitada pela direção da empresa que é proprietária da marca Heineken. Infelizmente este processo criativo inovador foi apenas um protótipo. Mas o final, não saberemos pois a semente a criação ecológica foi semeada e esperamos que outros produtos com este caráter sejam criados e que empresas favoreçam ao uso destes.

Por hoje é só
Seja feliz

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Re - Ciclar, favorece a vida


















Hoje pessoal o tema é a destinação e criação dos nossos alimentos, o ciclo da alimentação.

Há pesssoas ainda que não sabem deste pequeno e ilustrativo ciclo demonstrado na figura acima. A simplicidade da imagem pode confundir e atrapalhar o entendimento de algumas pessoas. Uma frase bem dita vale por muitas palavras " Tudo é reciclável, na esfera do bio-degradáveis como os não degradáveis".

Hoje falaremos dos Bio-degradáveis, o "lixo" alimentar. Mais de 80% do nosso lixo é orgânico, e o que nós fazemos? lançamos junto com os lixos não degradáveis assim somando um numero de lixo que o estado não tem condições de coletar, e perdemos uma fonte rica de energia e minerais.

O lixo orgânico utilizado de forma correta pode gerar adubo que por sua vez ajuda no crescimento de novos alimentos, com isso temos o nosso ciclo reduzido alimentar.

A compostagem é uma forma adequada de usar o lixo orgânico, o local chamado de "composteira" pode ser uma vala, um buraco ou até mesmo construções com tonéis e latas. Com a definição do local que será feito a compostagem é colocada uma camada de material seco ( utiliza geralmente - capim seco, folas secas, feno, serragem, papelão, entre outros). Por cima deste material seco colocamos uma cobertura fresca ( utiliza geralmente esterco de gado ou de cavalo). Acima destas camadas podemos colocar restos de comida e lixos bio-degradaveis, sempre secos ( acelera o processo e também para não ter odores). Repita este processo das camadas até que o material fique numa altura igual a 1,00 metro. Por final molhe, sem encharcar.

De 5 em 5 dias revire a pilha e após 30 dias o composto pode ser usado em canteiros, jardins e mudas.

Com isso o ciclo está em rotação e tudo que vc não ingerir e ser sobra, pode ser um elemento para sua composteira.

Por Hoje é só
Seja Feliz.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Estádio Sustentável, Energia Solar















Olá Pessoal, hoje é dia de projeto sustentável, a partir da concepção dos painéis fotovoltaicos.

A Fotografia acima é do "estádio sustentável" como é denominado. O Arquiteto conceituado em todo mundo, o japônes Toyo Ito, pelo seu talento de caracterizar arquiteturas contemporâneas em diferentes escalas e condicionantes. Toyo Ito um dos principais arquitetos japôneses, projetou o estádio com o conceito do próprio ser auto sustentável em energia.

A grande cobertura - estrutura em formato de uma ferradura é toda feita de painéis fotovoltáicos, a grande malha de painéis resulta em uma geração total de energia para o funcionamento do estádio.

O arquiteto se baseia na técnica do Feng Shui, técnica que visa a captação de energia e do conforto espiritual, o projeto do estádio é localizado na cidade de Kaohsiung, em Taiwan. O objetivo da construção do estádio é que Taiwan é para os jogos mundiais de 2009.

Mas um exemplo de uma arquitetura com o design arrojado e com a preocupação ecológica necessária.

Por hoje é só
Seja Feliz

terça-feira, 12 de maio de 2009

Parede Verde
















Olá Pessoal, hoje o assunto é o uso de vegetações em superficíes verticais, as paredes verdes.

Há muito tempo o uso de vegetação em paredes, muros, grades e portões, repercurte sobre o valor estético e funcional.

Na arquitetura bioclimática, esta cobertura vegetal nas superficíes tem uma vantagem enorme sobre outros revestimentos, pois além de aumentar a espessura da parede, o que dificulta a fuga e a entrada de calor, ela cria um colchão de ar e a incidência solar é barrada na vegetação, ocasionando um conforto térmico apropriado, tanto no inverno como no verão. Outra qualidade é a alta absorção do som, ocasionando um melhor conforto acústico.

Ainda nas vantagens da parede verde, tem a diminuição de materiais usados na construção, pois com este revestimento a parede pode ficar apenas com o reboco grosso, e em alguns casos podemos usar-a diretamente na alvenaria ou no fechamento.

O valor estético é de grande valia, pois temos uma fachada viva sem desgates do tempo, que não apresenta bolhas, rachaduras e outras patologias. A simples manutenção, que pode ser mensalmente com uma ligeira poda, obtemos uma fachada contemporânea, barata e de alto valor bioclimático para a arquitetura. A vegetação que é mais usada para esta finalidade, é a "era" como popularmente é conhecida, mas temos casos de trepadeiras e arbustos.

Atualmente a parede verde é muito usada em muros de divisa e casas de campo, mas como na foto exibida acima, temos exemplos de edificios com todo fechamento feito de cobertura verde, no Brasil onde pode encontrar mais exemplos é na cidade de São Paulo.

Por hoje é só
Seja feliz

terça-feira, 5 de maio de 2009

I Curso de Bioconstrução de Ribeirão Preto
















Olá pessoal, o artigo de hoje vem desenvolvendo desde o começo do blog, é a da realização do I Curso de Bioconstrução de Ribeirão Preto - Sagarana - Serra Azul.

O curso de Bio construção será realizado nos dias 23, 24, 25 e 26 de julho e objetivo é a construção de um mobiliário, no caso, serão dois, um painel feito de pau-a-pique e um assento feito de taipa de pilão.

Além da prática, o curso terá aulas teoricas de bio-arquitetura, energias renováveis e permacultura. O curso contará com palestras de profissionais de outras áreas, tais como; Jornalista, Agronôma e Gestor Ambiental, estes profissionais focalizarão suas palestras na sustentabilidade vistas de outros pontos de vista e não somente da arquitetura.

O curso ocorrerá na fazenda Santo Antônio, Serra Azul - São Paulo. Na fazenda está localizada o projeto de bio arquitetura "Sagarana", na qual aulas explicativas sobre o processo construtivo estarão no programa do curso.

O investimento do curso é no valor de R$ 210,00, esta incluido alimentação, hospedagem, material didático e o curso de bioconstrução. O pagamento deverá ser feito por depósito bancário.

O local da fazenda Santo Antônio, assim que a inscrição esiver relizada enviaremos um mapa com a localizacão e com os acessos.

Vagas Limitadas

Copie a ficha de inscrição e envie para o e-mail abaixo.
leo_gazeto@hotmail.com

Ficha de inscrição

Nome:

Idade:

Nacionalidade:

Local onde vive: (País, Estado e Cidade)

Telefones e Celular:

E-mail:

Profissão:

Formação:

Como ficou sabendo do curso?

A Reserva do curso será efetuada após o comprovante de depósito do valor (R$ 210,00) . Que pode ser enviado via e-mail até o dia 08/07 de 2009.
Conta Bancária:

Banco Brasil
Agência: 4392-3
Conta: 7875-1
Claúdio Augusto Gazeto/Leonardo Dias Gazeto/Bruno Dias Gazeto

Por hoje é só.
Seja feliz

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Mão-de-Obra especializada, na terra.




















Olá pessoal, hoje o tema do artigo é mão-de-obra. A escolha deste tema é fundamental para uma arquitetura racional e sustentável.

A simplicidade de uma frase; "Quando temos mais especialistas, temos menos erros", pode explicar o porque da busca da mão-de-obra especializada. Hoje na arquitetura e na construção podemos tercerizar praticamente todas as etapas da obra, com empresas que são especialistas em certas áreas, tais como; a empresa que se responsabiliza somente na confecção e instalação das formas, na equipe que instala toda a parte hidraúlica e elétrica e por aí vai.

Na arquitetura de terra, já temos a certeza que "industrialização" da construção não é tão difundida, primeiramente pelos valores tradicionais que as técnicas usam, segundo pela opção da arquitetura, geralmente o cliente quer uma arquitetura de terra pelo menor processo de industrialização, quer a matéria-prima sem nenhum tratamento e processo industrial.

Eu sou favoravél de uma menor contribuição das industrias na construção com terra, mas não posso negar como acredito que a mão-de-obra especializada favorece a arquitetura de terra. Ex; uma forma perfeita, resulta em uma parede de taipa de pilão sem patologias, claro isso depende do processo de confecção e com mão-de-obra qualificada temos uma melhor qualidade na obra.

Com os modernistas também aprendemos a racionalização de materiais, e a terra também é um material a ser dimensionado e usado corretamente, como também, bambu, vegetação, agregados, entre outros. Hoje a construção com terra permite este usos de tecnologias que só favorecem para um projeto mais correto com a concepção e com a inserção dele no meio.

Por hoje é só
Seja Feliz

domingo, 3 de maio de 2009

A Copa Sustentável?














Olá Pessoal, o tema de hoje é as instalações e futuras melhorias que o estado promete com o projeto da Copa do Mundo de Futebol " Brasil 2014".

A imagem neste texto é do projeto de reforma e adequação do estádio Orlando Scarpelli, na cidade de Florianópolis. Este estádio é um dos exemplos de muitos que passaram por reformas e até mesmo construção para ter a capacidade e qualidade digna de uma exibição de uma partida de futebol entre seleções de todo o globo.

Mais neste blog discutimos a arquitetura e dentre todas as ramificações da arquitetura nós temos o Urbanismo, esta copa vai dividir a história do urbanismo brasileiro. O urbanismo brasileiro sempre se desenvolveu e cresceu a medida que era necessário, que precisava criar sistemas para congestionar pessoas e descongestionar maquinas. Com a Copa nós temos a obrigação de realizar um projeto de urbanismo para adequar as cidades para as possiveis demandas e gerar um aquecimento de obras de infra-estrutura, como instalações de metros, aeroportos, enfins..

Esta é a oportunidade do Brasil de fazer um sistema sustentável, de realizar e implantar um sistema responsável ecologicamente mas com devidas preocupações econômicas.

Os estádios, novos ou reformados, serão para os olhos do mundo como o Brasil tratou a concepção da sustentabilidade, os estádios serão os cartões de visita e para que o mundo tenha conhecimento sobre a capacidade do Brasil de implantar projetos com potencial arquitetônico, formas, volumes e materialidades incríveis, temos a verdadeira obrigação inserir os termos da sustentabilidade nos projetos.

Nos deram a oportunidade de realizar a copa, eu acredito que possamos realizar uma copa sustentável, e com as devidas limitações econômicas que nosso país obtem.

Por hoje é só
Seja feliz