sábado, 18 de julho de 2009

Cord Wood, parede de madeira
















Hoje o tema é parede de madeira, ou como é mais conhecido "cord wood".

Esta técnica é oriunda da Europa, há séculos atrás, com a grande abundância de terra-crua e madeira, no caso lenha. Camponeses criaram uma mistura na qual era utilizado terra-crua, agua e areia, criando um barro e com lenhas cortadas do mesmo comprimento e diferentes larguras, aglutinavam e assentavam com esta massa de terra.

O Cord wood, é uma excelente superfície térmica e acústica, pois além da combinação dos materiais naturais, existe uma largura de geralmente 20 cm.

Esta técnica não é auto portante, é necessário um sistema estrutural, ocasionando um custo maior para o projeto, como fechamento o fator termo-acústico e estético é extraodirnário.

A técnica necessita de uma fundação leve, com um alicerce acima do piso, uma média de 50 cm , seguramos a técnica contra a umidade do solo ( pode ser feito de pedras ou blocos de concreto). Na parte posterior se preocupar com beirais generosos, média de 60 cm.

Com a possibilidade de criar e explorar as formas da lenha, pode desenhar e estimular brincadeiras e formatos, com a própria lenha pode se fazer mobiliários ( ganchos, cabides, prateleiras).


Por hoje é só
Seja Feliz

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Escritório de Bio Arquitetura













Hoje o assunto é sobre o escritório de Bio Arquitetura, Orgânica Arquitetura.

Orgânica Arquitetura tem como arquiteto titular Leonardo Gazeto, fundada no ano de 2009 o escritório visa a arquitetura com menor impacto, tanto na construção convencional como na construção sustentável.

O intuito é de realizar um arquitetura bio-climática em todas as proporções, sempre na busca da melhoria da qualidade espacial e funcional do ambiente.

O escritório tem como experiências profissionais; Residência Sagarana, Residência Cláudio Gazeto, Fossa de Bananeira ONG - Ibiré, Aquecedor Solar de Baixo Custo - Taiba-Ceará

O termo humano sempre é preponderante, pois cada projeto é único e particular, assim o escritório busca a aproximação do cliente com a obra, interagindo para que haja um resultado benéfico para ambas as partes.

A Orgânica Arquitetura oferece;

Projetos de arquitetura (residencial e comercial)
Energias renováveis (aquecimento de água, energia solar, energia eólica)
Tratamento das águas cinza e negra
Paisagismo ecológico
Reformas
Telhado verde
Estruturas em Bambu
Fogão à lenha
Consultorias
Captação de água
Cisternas e re-uso de água


Para contato;
Arq. Leonardo Gazeto
email : leo_gazeto@hotmail.com
Fone (16) 9709-8711


Arcos e cupúlas na bio arquitetura















Hoje o assunto é sobre a construção de arcos e cúpulas de terra e de materiais ecológicos.

Na construção vernacular o que podemos encontrar é uma pequena ousadia dos construtores da época, devida a pequena informação técnica obtida, e sempre um conhecimento praticamente empírico. Arcos e cúpulas sempre na duvida não eram utilizadas, pois poderiam romper e abalar a estrutura construída. É uma afirmação que tem menos construções que utilizavam arcos e cúpulas porém existiam e sempre quem usava eram construtores avançados, geralmentes clero e a nobreza.

Hoje com o domínio da estrutura, resistência dos materiais e com cálculos, podemos avaliar a dimensões e sistemas de construção para arcos e cúpulas.

Como na ilustração acima, um arco feito de super adobe, com sacos de polipropilenos dimensionados. Além do super adobe, arcos podem ser feitos no adobe e em tijolos de solo-cimento.

A beleza da curva impressiona e sempre nos remete a algo natural, uma forma do meio ambiente e que sempre não terá um impacto sobre ele. Sempre que podemos usar a curva e contra curva temos otimizar e priorizar.

por hoje é só
seja feliz