quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Condôminios verdes, será?


Depois de uma volta, procurei o que poderia discutir e analisar no blog, neste tempo passei dias na cidade de Ribeirão Preto, e reparei o tanto de anúncios de edifícios ecológicos, condôminios sustentáveis, pensei. quero discutir com vocês.

O assunto de hoje, será que estes tais condôminios que percebemos em panfletos são reais, ou são meramente frutos de uma jogada de marketing.

Atualmente o Brasil percebe que o crescimento nas construções é imenso, obras e obras sendo elaboradas e aprovadas todos os dias nas cidades brasileiras, mas será que temos tantos compradores? e a resposta pode parecer óbvia mais creio que sim, pois atrás destas construtoras há uma pesquisa de mercado e tendências de valorização daquele ou outro lugar do município.

A sustentabilidade, é um assunto mais do que vigente em qualquer debate de elaboração de projeto, e não estou criticando isto, penso que a sustentabilidade deveria fazer parte dos primeiros estudos de um projeto.

As universidades de Arquitetura e até mesmo engenharia Civil, tem inserir o pensamento e a pratica da sustentabilidade durante o curso. Para que o aluno saia da universidade com o carater que a sustentabilidade é uma das condicionantes do projeto.

Com o gancho da moda da sustentabilidade, as construtoras e suas empresas de marketing, projetam falsas impressões de projetos verdes, ecológicos e sustentáveis.

O que a grande maioria da sociedade acaba ludibriada, com a idéia de morar num apartamento ou casa sustentável.

O critério de o que é sustentabilidade e o quanto nos sastifaçemos, é o ponto de partida, para parte da população apenas reciclar o lixo é suficiente, ou apenas aquecer a agua do banho.

A busca de mais técnicas inseridas no projeto é dever do arquiteto e direito do propietário.


por hj é só
seja feliz