quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Pneus Reciclados



Olá pessoal..

Uma técnica vem crescendo muito é a de paredes de pneus..o uso de pneus velhos e sem uso, na construcao de pisos, paredes, escadas a cada dia vem sendo maior..Com o assentamento de terra dentro do pneu e fazendo o mesmo que a taipa de pilao...piloar a terra dentro do pneu para que fique firme e duro..para que tenha estrutura e rigidez.. assim pode se conseguir paredes largas e altas e com alto grau de conforto termico e acustico.

AS VANTAGENS DA CONSTRUÇÃO COM PNEU RECICLADO:
- Saúde pública: a disposição de pneus velhos é de interesse e importância para a saúde, especialmente em áreas tropicais onde os pneus rapidamente podem criar ambientes favoráveis para proliferação de mosquitos. Incorporando os pneus na construção, este problema será totalmente evitado.
- Contaminação da atmosfera: um método comum de disposição dos pneus é a queima dos mesmos. Esta prática não é oficialmente permitida por causa da contaminação severa da atmosfera, entretanto ainda é uma prática comum, pois evita a criação de mais habitat de mosquitos, especialmente em áreas onde a Febre Amarela e a Dengue apresentam sérios problemas de saúde. Novamente, o uso de pneus dentro das paredes de edifícios evitará tal problema.
- Baixo custo: sendo feita essencialmente de terra e material que normalmente será jogado fora, a estrutura principal da casa será eficiente e de baixo custo. Entretanto, o método exigirá trabalho intensivo. Uma solução ideal para comunidades com baixo acesso de recursos.
- Estruturalmente forte e flexível: as paredes grossas são compostas de pneus enchidos com terra e socadas até que os pneus comecem a se deformar. Camadas subseqüentes moldam esta deformação, formando um cadeado mecânico poderoso. Além do mais o peso das paredes criará uma estrutura forte e estável. Paredes retas são fáceis de construir, mas com este método de construção, paredes circulares ou curvas serão igualmente simples e fáceis de construir.

pessoal alguma duvida pergunta questiona..

seja feliz

leo gazeto

5 comentários:

Anônimo disse...

sensacional !!!
parabéns e obrigada !!
usarei método em minha casa !!
juliana reverbel de souza - gaúcha e arquiteta ecooo !!

jhm disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

depois manda as fotos... pq isso ainda não passa de uma solução alternativa e não usual a todos os casos... nós temos q pensar em soluções sustentáveis em larga escala e não em casos isolados... qdo essas soluções forem aplicadas em larga escala com acabamentos similares aos que são usuais no mundo da construção em geral aí sim poderemos chamar isso de sustentabilidade real... (desculpa o desbafo... mas é q não acho q sustentabilidade deva ser vinculado apenas as tecnologias low tech... ng precisa morar na caverna pra ser sustentavel... é preciso empenho em soluções definitivas que tragam as pessoas conforto, aspecto moderno e o principal, soluções comerciais aplicáveis em larga escala pra competir com tecnicas construtivas atuais) não é todo mundo que gostaria de morar em uma casa feita de pneus nessa condições precárias...

Anônimo disse...

o anonimo não tem lá muita logica. A arquitectura seja ela de que ambito for, nunca será nem é um remédio universal, cada arquitectura seja ela ecologica ou nao deve estar associada ao local, isto se se fala de BOA arquitectura,claro.

Peter Cezar disse...

Ola Leonardo, boa tarde.

Atuo como permacultor intuitivo em Minas Gerais e em uma das minhas construçoes, tive a oportunidade de levantar um pequeno muro com a pneus.

Atualmente estou a fazer uma nova edificação e estava pensando em fazer o seu alicerce com a referida tecnica.

Minha duvida é: o alicerce resiste a carga de uma parede de adobe independente da estrutura do telhado?

Sabendo da sua experiencia, ficaria satisfeito pelo "feedback".

Grato, Peter.