quarta-feira, 22 de abril de 2009

Sanitário Seco, revolução?

















Os sanitários comuns gastam muita água. Estima-se que 1/3 da água gasta em uma casa vai para o vaso sanitário. São em média entre 13 litros de água gasta a cada descarga, podendo chegar a 30 litros se estiver desregulada.

Tratamentos de esgoto e bombeamentos dos efluentes vão parar em rios e oceanos poluindo e inutilizando mais água. E já está comprovado que tanques sépticos não são confiáveis. Fora isso, os canos entopem e derramam o esgoto no jardim ou nos córregos que terminam em rios.
Os sanitários compostáveis são uma resposta inteligente para todos esses problemas. Eles são um equilíbrio entre os métodos rurais antigos e as exigências de higiene da sociedade moderna. O seu propósito é tornar as fezes humanas inócuas sem a utilização de água para descarga.
Vantagens de um sanitário seco:
Não utiliza água para descarga.
Não produz efluente.
Não transfere para os solos e rios os patógenos associados às fezes humanas.
Não tem mal cheiro.
O material compostado vira um adubo orgânico para agroflorestas ou alimentos para que as minhocas produzam seu poderoso húmos.
Como funciona o sanitário seco:
Existem muitos modos para matar os organismos patogênicos que são encontrados nas fezes humanas. No sanitário compostável isso é feito por meio de temperatura e tempo de compostagem.A alta temperatura é uma ótima maneira de matar estes patógenos. Por isso, na câmara do sanitário, a temperatura deve estar significamente acima da temperatura do corpo humano, 37 graus Celsius.
Uma placa preta situada do lado de fora do sanitário aquece a câmara com a luz do sol permitindo que a temperatura suba e o processo de compostagem comece. Se a temperatura atinge:
50 graus Celsius, mata os patógenos em 1 dia;
46 graus Celsius, mata os patógenos em 1 semana;
43 graus Celsius, mata os patógenso em 1 mês.
Fatores como pH, umidade, níveis de amônia e tempo de compostagem também influem na eliminação dos patógenos. O tempo é um fator importante, já que os patógenos morrem poucos dias depois que estão fora do corpo humano. A vida dos patógenos é menor fora do corpo porque o ambiente é hostil, competitivo e as bactérias aeróbicas estão prontas para devorá-los. Antes de usar o sanitário seco pela primeira vez, deve-se forrar a câmara com folhas secas, como serragem, capim ou folhas (aproximadamente 30 cm). Eles absorvem os líquidos, ajudam a decomposição e evitam que o conteúdo fique muito sólido. Logo que entrar em funcionamento, podem aparecer moscas, e por isto todas as entradas e saídas de ar devem ter uma tela de mosqueteiro.
Como usar:
Jogar na câmara uma medida de serragem após cada uso;
Não jogar dentro das câmaras materiais inorgânicos. Disponibilizar um lixeiro no sanitário para objetos como absorventes femininos, fraudas, etc.;
Os homens devem evitar fazer xixi (fazer no mato ou num coletor apropriado). Já as mulheres pelas dificuldades inerentes (de privacidade) ficam liberadas desta prática. Outra possibilidade é mudar o sistema para que a urina seja captada e não se misture ao composto, pois o excesso de urina vai prejudicar o processo de compostagem. É bom colocar um cartaz na porta, pelo lado de dentro, destacando os bons hábitos de uso do sanitário, principalmente se for de uso público.


Obrigado pessoal,
por hoje é só.
seja feliz

Um comentário:

Minha Casa - meu corpo disse...

Oi Leo Meu nome é Nice Baêta e sou engenheira civil me interesso muito por permacultura. Também tenho um blog: http://carandaieaqui.blogspot.com/
(Minha casa, meu corpo, minha alma). Gostei do seu blog.