terça-feira, 28 de abril de 2009

Ventilação, suma importância para sustentabilidade














Olá Pessoal, o tema deste artigo é ventilação.

Ventilação na arquitetura é fundamental, o clima de modo geral é uma condicionante para qualquer projeto. É obrigação do arquiteto saber a direção e sentido dos ventos, faz parte de todo um ritual incial de verficação das condicionantes do terreno.

E é de suma importância um bom projeto que usa a ventilação como aliado, tais como; Nas zonas quentes, temos que evitar que a brisa , que vem do ar fresco, passe sem penetrar nos cômodos.
No meio de arquitetos e construtores há um termo que é muito usado " Ventilação Cruzada" o que é isso? Ventilação cruzada é quando a ventilação de um modo geral tem entrada e saída diferentes do ambiente, ocasionando um trânsito de ventos. Exemplo simples de ventilação cruzada é quando bem posicionado o dormitório tem uma janela a entrada de ventilação e do lado oposto que está localizado esta janela há outra abertura( porta, janela) com isso temos uma ventilação cruzada.
O uso a favor dos ventos pode diminuir no uso de ar-condicionados e ventiladores, e pode diminuir a limpeza de alguns setores da obra, já que o vento em muitos casos pode até realizar uma limpeza superficial. Como o uso não apropriado, pode canalizar e barrar o vento, um exemplo pode ser uma sala de estar sem nenhum caminho de vento, causando um aquecimento do ambiente. Nos casos de banheiros e cozinha, o uso da ventilação correta pode auxiliar na salubridade e no manejo dos alimentos. Exemplo. uma churrasqueria que esteja localizada em local que o vento seja canalizado e seja forte, o uso de carvão é maior e não terá tanto calor como de costume. Há muitos exemplos.
Mas fica o comunicado antes que haja um projeto o vento necessita ser estudado e o projeto tem de conciliar com as preocações de ventilação.

Por hoje é só
seja feliz

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito do seu texto! continue escrevendo...=)beijos