quarta-feira, 3 de junho de 2009

Uso da Bio-Arquitetura no espaço urbano















Olá Pessoal, hoje o assunto é o uso da bio-arquitetura na construção convecional e no espaço urbano.

A ilustração acima, é de um exemplo de arquitetura com principios da bio-arquitetura, bioclimática e contemporânidade.

Atualmente muitos materiais orgânicos e reciclados podem e devem ser usados na arquitetura, não importando o design, estilo, função e forma. O uso de materiais com menor impacto têm de estar presente na construção contemporânea.

Sem o preconceito de usar, podemos contribuir ecologicamente e eonomicamente com escolhas de materiais adequados. Assim alguns exemplos, hoje a maioria das divisórias e paredes internas são feitas de tijolos convencionais, uma postura de menor impacto estas divisórias poderiam ser de Dry Wall, ou até mesmo de pau-a-pique( com a execução adequada obtém a mesma perfeição do Dry Wall). No caso do reboco externo e principalmente em muros de divisa, podemos utilizar traços sem adição de cimento, feitos de terra, areia, cal, e outros agregados.

Nos piso podemos re-utilizar sobras de tijolos na construçaõ e transformar em um belo mosaico. As paredes externas, para os mais ecológicos têm-se diferentes técnicas da terra-crua (Adobe, taipa de pilão, super adobe, etc) mas temos a opção do tijolo ecológico (Solo-cimento, que tem a mesma dimensão do tijolo cozido). O lixo na construção civil é um grande vilão e temos que dar uma finalidade adequada, pois somos nós que produzimos, muitos materiais podem ser re-utilizados, como tijolos quebrados (piso, agregados, fossa, etc), formas de madeira (Prateleiras, estrutura de pau-a-pique) além de outros materiais, o que procuramos realizar é a menor quantidade de lixo gerado e despejado em caçambas, para que o poder público tome conta.

Na cobertura, estruturas de Bambu e Madeira (Certificada) podem ser um alíbi para o não uso de lajes de concreto. Cobertura verde, com gramíneas e hortaliças resultam no melhoramento térmico e acústico além da beleza do telhado jardim.

A caixilharia pode e dever ser algo fiel ao conceito do projeto, e a reciclagem pode ser um fato para obtenção delas, muitas casas de demolição vende caixilhos antigos e em perfeitas condições.

Temos sistemas de água e esgoto que podemos adequar aos termos de um sistema sustentável. Mais estes sistemas de água e esgoto é para outro artigo.

Hoje podemos percerber que temos muitas formas de constribuir com o meio ambiente na concepção e na execução da obra, se possivel adequar totalmente o projeto, mas uma técnica sendo usada já ajuda e muito o processo da construção.

Alguns exemplos foram citados, em breve mais técnicas que podem ser aplicadas na obra. Este tema, "Uso da Bio-Arquitetura no espaço urbano" é a idéia de pesquisa de mestrado. Estou trabalhando para que seja possível a realização da pesquisa.

Por Hoje é só
Seja Feliz

2 comentários:

Vinicius Café disse...

o queridão!
tenho uma boa noticia para vc, gostaria de lhe falar pessoalmente, mas a distancia impede! Lah vai:
na semana passada estive em ribeirão para aniversario do meu pai e para curtir o joao rock. a boa noticia eh q minha mae comprou um terreno pertinho da chacara do caio e adivinha soh quem vai fazer o projeto!?!?! eu mesmo! e faço questao q vc participe e preciso dessa ajuda!! hehehe
eh isso ae...o primeiro projeto residencial da eco arq jah esta garantido!!
um abraço!
vinicius

Unknown disse...

Ola, Leonardo.
Sou fã de bioconstruções e bioarquitetura, e o mais interessante que já vi, além de todas as tecnicas utilizadas, foi o aproveitamento de TODO o entulho e lixo produzidos durante a execução da obra em uma evapotranspiração da propria casa.
Tudo de bom e bom trabalho!
Abraços de luz, Natalia