sexta-feira, 10 de julho de 2009

Arcos e cupúlas na bio arquitetura















Hoje o assunto é sobre a construção de arcos e cúpulas de terra e de materiais ecológicos.

Na construção vernacular o que podemos encontrar é uma pequena ousadia dos construtores da época, devida a pequena informação técnica obtida, e sempre um conhecimento praticamente empírico. Arcos e cúpulas sempre na duvida não eram utilizadas, pois poderiam romper e abalar a estrutura construída. É uma afirmação que tem menos construções que utilizavam arcos e cúpulas porém existiam e sempre quem usava eram construtores avançados, geralmentes clero e a nobreza.

Hoje com o domínio da estrutura, resistência dos materiais e com cálculos, podemos avaliar a dimensões e sistemas de construção para arcos e cúpulas.

Como na ilustração acima, um arco feito de super adobe, com sacos de polipropilenos dimensionados. Além do super adobe, arcos podem ser feitos no adobe e em tijolos de solo-cimento.

A beleza da curva impressiona e sempre nos remete a algo natural, uma forma do meio ambiente e que sempre não terá um impacto sobre ele. Sempre que podemos usar a curva e contra curva temos otimizar e priorizar.

por hoje é só
seja feliz

Nenhum comentário: