sábado, 18 de julho de 2009

Cord Wood, parede de madeira
















Hoje o tema é parede de madeira, ou como é mais conhecido "cord wood".

Esta técnica é oriunda da Europa, há séculos atrás, com a grande abundância de terra-crua e madeira, no caso lenha. Camponeses criaram uma mistura na qual era utilizado terra-crua, agua e areia, criando um barro e com lenhas cortadas do mesmo comprimento e diferentes larguras, aglutinavam e assentavam com esta massa de terra.

O Cord wood, é uma excelente superfície térmica e acústica, pois além da combinação dos materiais naturais, existe uma largura de geralmente 20 cm.

Esta técnica não é auto portante, é necessário um sistema estrutural, ocasionando um custo maior para o projeto, como fechamento o fator termo-acústico e estético é extraodirnário.

A técnica necessita de uma fundação leve, com um alicerce acima do piso, uma média de 50 cm , seguramos a técnica contra a umidade do solo ( pode ser feito de pedras ou blocos de concreto). Na parte posterior se preocupar com beirais generosos, média de 60 cm.

Com a possibilidade de criar e explorar as formas da lenha, pode desenhar e estimular brincadeiras e formatos, com a própria lenha pode se fazer mobiliários ( ganchos, cabides, prateleiras).


Por hoje é só
Seja Feliz

3 comentários:

MEGaia disse...

Bom dia, tudo bem ?
Achei bacana demais seu blog, parabéns !
Temos um Blog de Movimento Social/Estudantil da biologia e gostaria de saber se podemos colocar seu link lá como parceiro nosso.

Valeu, Abraço !

MEGaia disse...

Opa, brigadão, coloquei vocÊs lá no link de Camaradas.
A gente teve um encontro esses tempos sobre Permacultura e tem tudo a ver com os temas tratados aqui no seu blog, será de grande utilidade pro pessoal que acessa lá !

Abraço !

Fernanda disse...

Parabéns pelo blog, gostei de ficar navegando por aqui, vou seguir. Hoje aprendi o que é um "Cord Wood", mutio legal.
Abraços
Fernanda