quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Nosso Preconceito?


Afinal nós, estudiosos e conhecedores de materiais na elaboração de projetos arquitetônicos, porque renegamos e descriminamos algo que faz parte de 80% da historia da nossa construção civil? Qual o preconceito da utilização da terra na arquitetura?

A terra, com o progresso e a modernização da arquitetura foi ignorada , esquecida e substituída pelo cimento, que atualmente sabemos que com todas as suas qualidades é um material caro e não renovável.

A partir do século XIX, o material usado até então era a terra e seus agregados e com uma freqüência grande, com a revolução industrial, movimentos modernistas,entre outros, arquitetos e engenheiros deram uma guinada na historia dos materiais da construção civil abicando do material mas tradicional na cultura mundial e proporcionou a era do cimento, como o material mais usado e hoje o material dominante.

Técnicas, tecnologias, tradições e costumes em um século passaram de ser uma realidade para ser algo que primitivo, arcaico, rudimentar, atualmente a sociedade ratifica que só lida com terra-crua quem não tem poder aquisitivo, pessoas que habitam áreas rurais e não possuem o conhecimento da tecnologia do cimento e seus agregados. Simples é definir esta forma de preconceito, a terra é para os menos favorecidos economicamente e o cimento e suas derivações são para os mais favorecidos economicamente, terra igualmente para zonas rurais, e o cimento e para áreas urbanas.

Qual a condição da terra-crua não ser industrializada como ocorreu no séc. XIX com cimento no seu processo de industrialização? A terra- crua com estudos e conhecimentos sobre o material pode resultar em resultados excelentes para construção arquitetônicas, a terra não pode suprir qualidades que o cimento possui, como a grande resistência do cimento, mas com as dosagens certas da terra, que variam pela porcentagem da areia e de argila, que é o material que acrescenta a terra à plasticidade, A terra pode ser aplicada em diferentes técnicas, e em diversos usos, tanto na zona rural mas especialmente na zona urbana.
A Terra-Crua, material inovador, re-inventado a cada dia, novos modos de vida sem degradação do meio natural, abundante em grande parte do globo, mão de obra especializada e barata, soluções espaciais e construtivas eficiente a partir do uso da terra na arquitetura, esta são as manchetes do futuro, onde a compreensão do desperdício que nos fazemos atualmente será revertida no fim do preconceito sobre arquitetura urbana de terra.

Nenhum comentário: