terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Taipa de Mão, Pau a Pique


O pioneiro da técnica foi o alemão Franz Volhard, que disseminou a técnica em países do leste europeu. Pau-a-pique, técnica primitiva de rápida instalação, esta técnica também é chamada de taipa de mão ou de taipa de sopapo. O Pau-a-pique foi e ainda é muito usado no Brasil e no mundo devido a sua agilidade e praticidade. Uma parede feita de pau-a-pique pode ser edificada em algumas horas, daí a sua importância em abrigos de povos antigos e na opção para espaços contemporâneos onde o ambiente pode ter novas espacialidades.
O sistema construtivo da taipa de mão é dentre as técnicas o mais rápido. É construído um painel de madeira ou bambu como um mucharabim, um trançado na qual a massa de terra vai preenchendo os espaços vazios até cobrir tudo.
A massa do pau-a-pique é feita de terra, água. Alguns construtores adicionam a cal, misturados até obter-se uma massa homogênea. O assentamento da massa no trançado é realizado no mínimo por duas pessoas, o método mais eficiente é o de cada pessoa coloca-se de um lado do painel e de forma simultânea a massa é lançada e compactada com a própria mão, com a pressão da mão da pessoa do outro lado à massa preenche os vazios, criando um painel esbelto e de manejo fácil.
mais uma tecnica explicada...
bom final de ano...
seja feliz...

Nenhum comentário: