domingo, 3 de maio de 2009

A Copa Sustentável?














Olá Pessoal, o tema de hoje é as instalações e futuras melhorias que o estado promete com o projeto da Copa do Mundo de Futebol " Brasil 2014".

A imagem neste texto é do projeto de reforma e adequação do estádio Orlando Scarpelli, na cidade de Florianópolis. Este estádio é um dos exemplos de muitos que passaram por reformas e até mesmo construção para ter a capacidade e qualidade digna de uma exibição de uma partida de futebol entre seleções de todo o globo.

Mais neste blog discutimos a arquitetura e dentre todas as ramificações da arquitetura nós temos o Urbanismo, esta copa vai dividir a história do urbanismo brasileiro. O urbanismo brasileiro sempre se desenvolveu e cresceu a medida que era necessário, que precisava criar sistemas para congestionar pessoas e descongestionar maquinas. Com a Copa nós temos a obrigação de realizar um projeto de urbanismo para adequar as cidades para as possiveis demandas e gerar um aquecimento de obras de infra-estrutura, como instalações de metros, aeroportos, enfins..

Esta é a oportunidade do Brasil de fazer um sistema sustentável, de realizar e implantar um sistema responsável ecologicamente mas com devidas preocupações econômicas.

Os estádios, novos ou reformados, serão para os olhos do mundo como o Brasil tratou a concepção da sustentabilidade, os estádios serão os cartões de visita e para que o mundo tenha conhecimento sobre a capacidade do Brasil de implantar projetos com potencial arquitetônico, formas, volumes e materialidades incríveis, temos a verdadeira obrigação inserir os termos da sustentabilidade nos projetos.

Nos deram a oportunidade de realizar a copa, eu acredito que possamos realizar uma copa sustentável, e com as devidas limitações econômicas que nosso país obtem.

Por hoje é só
Seja feliz

3 comentários:

Paulinha disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Léo disse...

Eu acredito que a infra estrutura que a irá criar nas cidades sedes serão o maior exemplo da desigualdade social do Brasil, enquanto que as maiores cidades do país receberão verbas para o mundo ver o Brasil como país desenvolvido, os lugares mais pobres continuarão pobres e esquecidos, sem ver um tostão do dinheiro que entrara no Brasil.

Orgânica Arquitetura disse...

léo, é dura a realidade, mas eu tenho que concordar com voce.
Cidades com São Paulo e Rio de Janeiro, que provavelmente terão o jogo inicial e final erão maior investimento devido a sua renda per capita e sua visibilidade para todo o Brasil e o mundo.

abraço