quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Adobe


Técnica com registro de mais 10.000 anos nas mais variadas regiões. Hassan Fathy (1899-1989) um dos arquitetos pioneiros no uso de adobe na construção popular. Adobe significa tijolo seco ao sol em árabe, um nome lógico que desvenda parcialmente a técnica. Técnica tradicional há cerca de 10.000 anos que a partir da elaboração da massa, com terra-crua, água e palha, dispostos no solo misturando-os até obter uma massa homogênea alcançando uma consistência com plasticidade e resistência adequadas.
Para saber a qualidade da massa do adobe existem técnicas como, retirar da massa um punhado que caiba na palma da mão no formato de uma bola e lançar ao solo a uma altura de um metro, a massa em condições perfeitas não deformará.
Com a massa do adobe pronta, ela é inserida em formas que podem variar de dimensão, podendo ser retangulares, quadradas e trapezoidais. Rapidamente depois de colocadas nas formas já são retiradas daí os tijolos serão secos no sol por um período de setenta e duas horas. Com o tijolo seco o adobe pode ser assentado com a preocupação de proteger a superfície da umidade, ora com beirais, ora com impermeabilizantes.
pessoal...muitas felicidades..
e de novo seja feliz!!!

Nenhum comentário: