quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Super Adobe


Dentre as técnicas construtivas de terra, o superadobe foi desenvolvido no começo dos anos oitenta. O Arquiteto iraniano Nader Khalili desenvolveu este sistema construtivo com o intuito da edificação em regiões onde matérias e mão de obra são escassas. Um dos primeiros projetos com o uso do superadobe foram construções feitas por astronautas pela praticidade da técnica que consiste em sacos de polipropileno e a terra-crua. Como o transporte de material de construção é inviável numa viagem espacial eram levados somente sacos de polipropileno.
O superadobe tem como característica a facilidade de construção; é um sistema de simples entendimento, tem como a terra-crua o único material construtivo. Outras matérias são: sacos de polipropilenos de largura no mínimo de vinte centímetros, soquetes, arame farpado, baldes e um funil.
A terra-crua coletada do solo, não precisa ser peneirada, esta terra é introduzida nos sacos de polipropilenos com o auxilio do funil, que pode ser de PVC; feito esta etapa, com o soquete compacta-se a terra, este processo requer esforço físico, necessita no mínimo de cinco pessoas e esta parte pode levar um tempo maior. Com o término da compactação da terra, inseri-se uma nova fiada, e o processo é repetido até a altura desejável, os especialistas nesta técnica sugerem que a cada três fiadas seja introduzida entre as fiadas arame farpado para que se tenha maior aderência entre uma e outra. É importante lembrar de isolar as paredes de super adobe do solo e proteger-las das intempéries.
Como os sacos são flexíveis, eles permitem um desenho arquitetônico livre, criando curvas e sinuosidades para a edificação. Uma das qualidades mais interessantes do superadobe é o sistema estrutural. Como o superadobe é autoportantes dispensa vigas e pilares. Para as aberturas, portas e janelas são usadas manilhas de concreto e molduras de madeira, com isso o superadobe respeita as aberturas. Outro fator que enobrece o superadobe é o valor construtivo, é uma técnica com o custo da obra muito baixo, devido ao pouco investimento em materiais construtivos e em materiais de suporte.

Aditivos que podem ser inseridos na composição do superadobe são o cimento e a cal, técnicos sugerem usar uma proporção de nove partes de terra para uma de cimento ou de cal, mas há construções realizadas sem usos de aditivos e com durabilidade aceita para os construtores.

Nenhum comentário: