segunda-feira, 4 de maio de 2009

Mão-de-Obra especializada, na terra.




















Olá pessoal, hoje o tema do artigo é mão-de-obra. A escolha deste tema é fundamental para uma arquitetura racional e sustentável.

A simplicidade de uma frase; "Quando temos mais especialistas, temos menos erros", pode explicar o porque da busca da mão-de-obra especializada. Hoje na arquitetura e na construção podemos tercerizar praticamente todas as etapas da obra, com empresas que são especialistas em certas áreas, tais como; a empresa que se responsabiliza somente na confecção e instalação das formas, na equipe que instala toda a parte hidraúlica e elétrica e por aí vai.

Na arquitetura de terra, já temos a certeza que "industrialização" da construção não é tão difundida, primeiramente pelos valores tradicionais que as técnicas usam, segundo pela opção da arquitetura, geralmente o cliente quer uma arquitetura de terra pelo menor processo de industrialização, quer a matéria-prima sem nenhum tratamento e processo industrial.

Eu sou favoravél de uma menor contribuição das industrias na construção com terra, mas não posso negar como acredito que a mão-de-obra especializada favorece a arquitetura de terra. Ex; uma forma perfeita, resulta em uma parede de taipa de pilão sem patologias, claro isso depende do processo de confecção e com mão-de-obra qualificada temos uma melhor qualidade na obra.

Com os modernistas também aprendemos a racionalização de materiais, e a terra também é um material a ser dimensionado e usado corretamente, como também, bambu, vegetação, agregados, entre outros. Hoje a construção com terra permite este usos de tecnologias que só favorecem para um projeto mais correto com a concepção e com a inserção dele no meio.

Por hoje é só
Seja Feliz

Nenhum comentário: