terça-feira, 12 de maio de 2009

Parede Verde
















Olá Pessoal, hoje o assunto é o uso de vegetações em superficíes verticais, as paredes verdes.

Há muito tempo o uso de vegetação em paredes, muros, grades e portões, repercurte sobre o valor estético e funcional.

Na arquitetura bioclimática, esta cobertura vegetal nas superficíes tem uma vantagem enorme sobre outros revestimentos, pois além de aumentar a espessura da parede, o que dificulta a fuga e a entrada de calor, ela cria um colchão de ar e a incidência solar é barrada na vegetação, ocasionando um conforto térmico apropriado, tanto no inverno como no verão. Outra qualidade é a alta absorção do som, ocasionando um melhor conforto acústico.

Ainda nas vantagens da parede verde, tem a diminuição de materiais usados na construção, pois com este revestimento a parede pode ficar apenas com o reboco grosso, e em alguns casos podemos usar-a diretamente na alvenaria ou no fechamento.

O valor estético é de grande valia, pois temos uma fachada viva sem desgates do tempo, que não apresenta bolhas, rachaduras e outras patologias. A simples manutenção, que pode ser mensalmente com uma ligeira poda, obtemos uma fachada contemporânea, barata e de alto valor bioclimático para a arquitetura. A vegetação que é mais usada para esta finalidade, é a "era" como popularmente é conhecida, mas temos casos de trepadeiras e arbustos.

Atualmente a parede verde é muito usada em muros de divisa e casas de campo, mas como na foto exibida acima, temos exemplos de edificios com todo fechamento feito de cobertura verde, no Brasil onde pode encontrar mais exemplos é na cidade de São Paulo.

Por hoje é só
Seja feliz

2 comentários:

camila disse...

Oi sou arquiteta e gostaria de saber qual o tratamento dado anteriormente a essa parede para que possa ser feito o plantio e como esse eh feito? só são aceitas especies trepadeiras??

Unknown disse...

Olá, gostaria de saber quais espécies de trepadeiras poderei usar?