sexta-feira, 22 de maio de 2009

Re - Ciclar, favorece a vida


















Hoje pessoal o tema é a destinação e criação dos nossos alimentos, o ciclo da alimentação.

Há pesssoas ainda que não sabem deste pequeno e ilustrativo ciclo demonstrado na figura acima. A simplicidade da imagem pode confundir e atrapalhar o entendimento de algumas pessoas. Uma frase bem dita vale por muitas palavras " Tudo é reciclável, na esfera do bio-degradáveis como os não degradáveis".

Hoje falaremos dos Bio-degradáveis, o "lixo" alimentar. Mais de 80% do nosso lixo é orgânico, e o que nós fazemos? lançamos junto com os lixos não degradáveis assim somando um numero de lixo que o estado não tem condições de coletar, e perdemos uma fonte rica de energia e minerais.

O lixo orgânico utilizado de forma correta pode gerar adubo que por sua vez ajuda no crescimento de novos alimentos, com isso temos o nosso ciclo reduzido alimentar.

A compostagem é uma forma adequada de usar o lixo orgânico, o local chamado de "composteira" pode ser uma vala, um buraco ou até mesmo construções com tonéis e latas. Com a definição do local que será feito a compostagem é colocada uma camada de material seco ( utiliza geralmente - capim seco, folas secas, feno, serragem, papelão, entre outros). Por cima deste material seco colocamos uma cobertura fresca ( utiliza geralmente esterco de gado ou de cavalo). Acima destas camadas podemos colocar restos de comida e lixos bio-degradaveis, sempre secos ( acelera o processo e também para não ter odores). Repita este processo das camadas até que o material fique numa altura igual a 1,00 metro. Por final molhe, sem encharcar.

De 5 em 5 dias revire a pilha e após 30 dias o composto pode ser usado em canteiros, jardins e mudas.

Com isso o ciclo está em rotação e tudo que vc não ingerir e ser sobra, pode ser um elemento para sua composteira.

Por Hoje é só
Seja Feliz.

Nenhum comentário: