quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Obrigado pela oportunidade



Olá pessoal....este texto...eu quero agradecer e comentar sobre este momento da minha vida...
hj é dia 31 de dezembro o ultimo dia do ano...
que alegria!!!
hj tbm é o ultimo dia em ribeirao e só daqui 5 meses estarei aqui...mas isso nao é uma coisa ruim...
Nada de tristeza eu estou indo aprender, trabalhar, exercer a arquiteura e toda esta vontade de aprender....
eu queria deixar bem claro para todos...eu nao chorar(fico meio estranho) nao é pq eu nao sinta saudade ou pq nao ame a ninguem... até invejo as pessoas que conseguem chorar... nao sei o motivo mais eu nao choro, e nem por isso eu nao esteja sofrendo com a partida....mas eu penso que é simplesmente uma experiencia que vai dura 5 meses...5 meses somente...
o que é 5 meses pero de um ano...pero de de 10 anos...perto de 23 anos...perto de uma vida..
nao é nada..
desculpa a frieza.....estou tentando deixar o texto mais alegre ou menos trise..
um até logo e a coisa mais certa de dizer...
gostaria de agradecer algumas pessoas que fizeram este acontecimento uma oportunidade!!
A claudio Gazeto.... que como eu, nao chora...mas tenho a certeza que o amor é o mesmo de quem chora com a despedida....meu pai...fez acontecer, deu a oportunidade de fazer uma boa escola, uma boa graduacao, e agora um curso no exterior....
Mal compreendido algumas vezes....mais sempre um idolo...um espelho do que eu almejo ser para os filhos...
A Naide Dias....ou melhor a Dinaide.. minha mae, o que seria dos filhos sem a mae por perto...mas hj com 23 eu posso dizer que a saida de casa dela só vez bem pra eu e meu irmao,, amadurecemos...e agora na patagonia ..o amadurecimento será definitivo...., uma mulher espotanea e que a risada é sua melhor definicao...Dinaide, a mulher felicidade...
A bruno Gazeto.. Brunao..meu irmao...eu nem sei se ele é mais meu irmao do que meu amigo... a pouca diferença ajudou e muito na nossa amizade mas mesmo que ele tivesse 10 anos a menos que seriamos melhores amigos...uma pessoa que tem o coracao do tamanho do mundo...e que sempre estará do meu lado..
pessoal sem tristeza...
pois nunca gostei disto...
em breve manterei contato...
agora é certeza...o proximo é da patagonia..
um abração....feliz começo de anos para todos...
hasta la vista, personas!!!!!!
seja feliz

Até entao era somente estudante


Olá pessoal ...como o titulo diz.....até este ano era o mero estudante de arquitetura e urbanismo...agora 2009 a busca da carreira e dos projetos arquitetonicos mais brilhantes do mundo..hehehe...me desculpem a ilusao ou alucinaçao..Mas a questao é o seguinte patagonia meu estagio de sobrevivencia e convivencia com pessoas diferentes e o mais importante a convivencia com a arquitetura da forma mais multipla.. concepcao, e construçao, sem esquecer da palavra magica que me motivou o ano inteiro.. EXPERIMENTAÇÃO...
é isso mesmo esou experimentando para que eu crie estes conhecimentos grudados a mim..onde eu possa ser uma experiencia de bio arquitetura..
o que vai acontecer profissionamente depois da patagonia..eu nao sei e nem quem quero saber...quero viver um dia de cada de vez....mas tenho a esperanca que a patagonia vai fazer mto bem pra minha arquitetura e espero sempre aprimorar e trabalhar na area que eu me apaixonei...a BIO-ARQUITETURA...
o texto foi breve...pois estou na espera do esperado...
irei amanha pra El bolson... os proximos textos serao internacionais...hehehe..
abracao
seja feliz..

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Taipa de Mão, Pau a Pique


O pioneiro da técnica foi o alemão Franz Volhard, que disseminou a técnica em países do leste europeu. Pau-a-pique, técnica primitiva de rápida instalação, esta técnica também é chamada de taipa de mão ou de taipa de sopapo. O Pau-a-pique foi e ainda é muito usado no Brasil e no mundo devido a sua agilidade e praticidade. Uma parede feita de pau-a-pique pode ser edificada em algumas horas, daí a sua importância em abrigos de povos antigos e na opção para espaços contemporâneos onde o ambiente pode ter novas espacialidades.
O sistema construtivo da taipa de mão é dentre as técnicas o mais rápido. É construído um painel de madeira ou bambu como um mucharabim, um trançado na qual a massa de terra vai preenchendo os espaços vazios até cobrir tudo.
A massa do pau-a-pique é feita de terra, água. Alguns construtores adicionam a cal, misturados até obter-se uma massa homogênea. O assentamento da massa no trançado é realizado no mínimo por duas pessoas, o método mais eficiente é o de cada pessoa coloca-se de um lado do painel e de forma simultânea a massa é lançada e compactada com a própria mão, com a pressão da mão da pessoa do outro lado à massa preenche os vazios, criando um painel esbelto e de manejo fácil.
mais uma tecnica explicada...
bom final de ano...
seja feliz...

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Declinio da Terra!


O maior motivo da queda da terra como elemento construtivo se deve à industrialização. Com a vinda da indústria para o Brasil, novos materiais e novos conhecimentos de construções também migraram para o Brasil, como o cimento e o aço, e os conhecimentos e estudos das escolas de arquitetos europeus, como Bauhaus.
Mas não foi somente a indústria que terminou com a hegemonia da terra, e sim os estilos e movimentos oriundos da Europa e da industrialização também levaram ao fim da hegemonia da terra. Ecletismo e o movimento moderno, no Brasil as duas vertentes foram propagadas rapidamente na classe intelectual e na política, obtendo grande apoio do governo nacional, obras modernas realizadas em concreto foram difundidas no Brasil, principalmente no eixo Rio de Janeiro e São Paulo.
Os arquitetos da época estavam buscando as potencialidades do cimento, muito se aprendeu sobre o cimento nesta época. Este trabalho não quer criticar os arquitetos modernistas e somente ver outra perspectiva sobre eles. A época propagou o cimento e é como deveria ser, era o material a ser estudado por isso nada contra o movimento, mas cabe a este trabalho diagnosticar o declínio do uso da terra na arquitetura.
Arquitetos que contribuíram tanto para o ecletismo quanto para o movimento moderno, de certa forma contribuíram para a diminuição do uso da terra em grande escala e em grandes projetos urbanos. Arquitetos do inicio do século XX que contribuíram para a polarização do cimento em projetos arquitetônicos foram: Oscar Niemeyer, Ramos de Azevedo, Rino Levi e Afonso Reidy. Estes arquitetos estão com o seu nome escrito na arquitetura brasileira e mundial, pela notoriedade dos seus trabalhos, mas o fato de estarem nesta monografia é o fato da deficiência destes arquitetos na questão da construção com técnicas de terra-crua e o não uso das potencialidades da terra
No Inicio do século XX, houve personagens que ilustravam a terra-crua na sociedade, como, Jeca Tatu, personagem de Monteiro Lobato. O Jeca Tatu era a representação do povo do interior do Brasil que no inicio do século não tinha contato com as capitais e tão pouco com a industrialização. A vida dos Jecas Tatus espalhados no Brasil é de caráter simples e pobre, com o costume e a tradição de séculos passados, inclusive na construção onde o sistema construtivo era as mesmo, edificações de terra-crua.
No entanto, a arquitetura de terra-crua caminha para uma revisão critica, devido à preocupação ecológica, ao custo baixo do material, aos caminhos que o planeta está seguindo e às infinitas possibilidades de formas, funções, e espaços que a terra pode ser implantada. Este trabalho se alinha a esta revisão pretendendo reavaliar o potencial da terra-crua como material para a arquitetura contemporânea.
ae pessoal.. sempre conversando e expondo nossas opinoes..
vamu que vamu..
seja feliz

Adobe


Técnica com registro de mais 10.000 anos nas mais variadas regiões. Hassan Fathy (1899-1989) um dos arquitetos pioneiros no uso de adobe na construção popular. Adobe significa tijolo seco ao sol em árabe, um nome lógico que desvenda parcialmente a técnica. Técnica tradicional há cerca de 10.000 anos que a partir da elaboração da massa, com terra-crua, água e palha, dispostos no solo misturando-os até obter uma massa homogênea alcançando uma consistência com plasticidade e resistência adequadas.
Para saber a qualidade da massa do adobe existem técnicas como, retirar da massa um punhado que caiba na palma da mão no formato de uma bola e lançar ao solo a uma altura de um metro, a massa em condições perfeitas não deformará.
Com a massa do adobe pronta, ela é inserida em formas que podem variar de dimensão, podendo ser retangulares, quadradas e trapezoidais. Rapidamente depois de colocadas nas formas já são retiradas daí os tijolos serão secos no sol por um período de setenta e duas horas. Com o tijolo seco o adobe pode ser assentado com a preocupação de proteger a superfície da umidade, ora com beirais, ora com impermeabilizantes.
pessoal...muitas felicidades..
e de novo seja feliz!!!

Super Adobe


Dentre as técnicas construtivas de terra, o superadobe foi desenvolvido no começo dos anos oitenta. O Arquiteto iraniano Nader Khalili desenvolveu este sistema construtivo com o intuito da edificação em regiões onde matérias e mão de obra são escassas. Um dos primeiros projetos com o uso do superadobe foram construções feitas por astronautas pela praticidade da técnica que consiste em sacos de polipropileno e a terra-crua. Como o transporte de material de construção é inviável numa viagem espacial eram levados somente sacos de polipropileno.
O superadobe tem como característica a facilidade de construção; é um sistema de simples entendimento, tem como a terra-crua o único material construtivo. Outras matérias são: sacos de polipropilenos de largura no mínimo de vinte centímetros, soquetes, arame farpado, baldes e um funil.
A terra-crua coletada do solo, não precisa ser peneirada, esta terra é introduzida nos sacos de polipropilenos com o auxilio do funil, que pode ser de PVC; feito esta etapa, com o soquete compacta-se a terra, este processo requer esforço físico, necessita no mínimo de cinco pessoas e esta parte pode levar um tempo maior. Com o término da compactação da terra, inseri-se uma nova fiada, e o processo é repetido até a altura desejável, os especialistas nesta técnica sugerem que a cada três fiadas seja introduzida entre as fiadas arame farpado para que se tenha maior aderência entre uma e outra. É importante lembrar de isolar as paredes de super adobe do solo e proteger-las das intempéries.
Como os sacos são flexíveis, eles permitem um desenho arquitetônico livre, criando curvas e sinuosidades para a edificação. Uma das qualidades mais interessantes do superadobe é o sistema estrutural. Como o superadobe é autoportantes dispensa vigas e pilares. Para as aberturas, portas e janelas são usadas manilhas de concreto e molduras de madeira, com isso o superadobe respeita as aberturas. Outro fator que enobrece o superadobe é o valor construtivo, é uma técnica com o custo da obra muito baixo, devido ao pouco investimento em materiais construtivos e em materiais de suporte.

Aditivos que podem ser inseridos na composição do superadobe são o cimento e a cal, técnicos sugerem usar uma proporção de nove partes de terra para uma de cimento ou de cal, mas há construções realizadas sem usos de aditivos e com durabilidade aceita para os construtores.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Eucalipito, madeira na arquitetura



Hoje o eucalipito é muito usada pelos arquitetos e construtores...mas ainda temos muito uso de madeiras de lei, aquelas madeiras que tem uma protecao por causa da escassez que elas sofrem com a extracao de madeira feita erroneamente..

Ja o eucalipito eh fruto de florestas de reflorestameno e sua extracao é feita perfeitamente.. o eucalipito, pode ser colhido depois de 6 anos de cultivo e assim podemos ter um grande numero de madeira.. possibilitando o uso da madeira em toda a arquitetura...alem de ser uma madeira de custo beneficio baixo...por exemplo pode se encontrar por 100 reais um pilar de secao de 20 cm de diametro e de 3 metros de altura..

A facilidade da instalacao e o valor estrutural do eucalipito tem influencia na sua escolha na arquitetura...uma estrutura de madeira pode ser instalada rapidamente e os fechamentos podem ser de vidro, paredes de adobe, taipas, ou otros materiais..

o eucalipito necessitade um tratamento simples, um hidrofugante verniz...uma madeira que fará da arquitetura uma posicao mais integrada ao meio... uma madeira que traz a natureza junto ao ambiente..

a escolha do eucalipito é uma escolha do futuro e do presente da bio-arquitetura..

um forte abraco....mais um eco-papo..

seja feliz

mosaico, reciclagem de materiais



Mosaico é uma forma de reciclagem de baixo custo e com alto nivel estético.. o mosaico pode ser feito a partir de restos de azulejos, ceramicas, tijolos e pedaços de concreto...com o desenho livre pode criar fachadas e elevacoes incriveis, com argamassa simples de assentamento de azulejo e com muita criacao pode se ter desenhos lindos...

A reciclagem de materiais é muito importante e temos uma utilizacao de materiais que seriam desperdiçados e transformam em um plano criativo..

além de reutilizar materiais....o interessante da criacao dos mosaicos é a diversao entre aqueles que fazem.... a liberdade e a criacao ditam a cosntrucao de um mosaico...

sempre que podemos devemos utlizar o mosaico...com o mosaico economizamos na massa corrida e na pintura do plano..o que pode optimizar os custos gerados na construcao....

mais um bio papo....e continuamos...desculpa a demora por um postagem....devidos a problemas academicos..

obrigadao...léo gazeto.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

A Iluminação Sustentavel


Esta lampada, nao é uma lampada comum, aquelas amarelas, tao pouco é uma daquelas lampadas brancas, as frias...
Esta lampada é de LED, o que é isso?
sabe o painel do seu carro, aquelas luzes pequeninas, sabe aquele celular que tem lanterna, os semafóros novos(aqueles com varios pontinhos)....isso e tudo mais sao luzes de Led.
Led , a palavra significa, Diodo Emissor de Luz. Sao diodos eletricos que emitem luz só que um gasto de energia bem menor do que todas as lampadas que estao no mercado.. e atualmente estas lampadas, que ja sao encontradas, são usadas em areas que necessitam de foco e de baixo custo na energia ..exemplo sao saloes de cabeleleiro, com as luzes de espelho.. outro exemplo luzes de elevadores modernos.. e por ai vai.. o que a arquitetura pode realizar é a integracao das luzes de LED com os espaços e sua colocação estrategica pode ocasionar diminuicao na perda de eletricadade.
O LED pode ter qualquer tonalidade de cor. e hoje é encontrado em casas de venda de iluminacao..
Ele necessita de 1,7 a 3,0 Volts, o que é muito baixo para os padroes da iluminacao mundial..
este foi mais um comentario...
obrigadao..
seja feliz

Aquecedor de Agua de baixo Custo
















Mais um Bio-papo, aquecedor de agua de baixo custo. Atualmente é a técnica mais difundida no meio as construções sustentáveis, primeiro devido ao seu valor econômico, que é baixismo, e segundo pela sua funcionalidade incrível, além de fazer o bem para o meio ambiente você poupa dinheiro com a diminuição de gasto de energia elétrica. Vejamos como funciona.

No esquema ao lado temos o sistema de agua fria na cor azul e o sistema de agua quente na cor vermelha. O numero 1 indica a caixa da agua com a a agua ainda fria. dai uma ligação de que sai pela parte baixa da caixa passa pelas placas de pvc, explicarei estas placas, e agua passa pela esta placa e nestas ela esquenta e com o aquecimento, ela volta a caixa da agua esquentando a caixa por inteira, assim um ciclo, com outra instalação de saída da caixa da agua esta agua quente vai para o chuveiro e temos a agua quente sem nenhum custo, mas como isto é possível?

Vou explicar, este sistema se baseia no aquecimento solar...estas placas de PVC, são usadas pra forro de posto de gasolina, são como colmeias todas vazadas por dentro. estas placas são pintadas de preta com tinta acrílica e posicionada para o norte em uma inclinação de 30% , este posicionamento se deve ao sol, que o grande causador do aquecimento da agua. Solucionamos o sistema, o sol esquenta a placa que consequentemente esquenta a agua, assim tornando a agua quente. Vemos um misturador no chuveiro com agua de outra caixa da agua , para que haja agua quente e fria em diferentes torneiras.
mais informações.

http://www.sociedadedosol.org.br/ lá podemos encontrar o manual com o passo a passo da construção do aquecedor de baixo custo
Energia Limpa e Gratuita.. a favor da população.

Obrigado tentei explicar de uma maneira mais divertida.


seja feliz

domingo, 12 de outubro de 2008

Como Fazer Papel Reciclado?


Ola pessoal, para fazer papel reciclado..estou postando um manual simples e economico de fazer papel reciclado.. com pouco custo e muita vontade podemos diminuir o numero de papeis desperdicados no meio ambiente..assim melhorando o meio e tendo um material de qualidade...
1º passo - Deixe uma quantidade grande de papel de molho de um dia para o outro. Quanto mais mole ele ficar, melhor para bater.
2º passo - Para cada copo americano de água, a mesma medida de papel.
3º passo - Bata por alguns segundos a mistura no liqüidificador. Lembre-se. Cuidado para não queimar o aparelho.
4º passo - Veja como fica a polpa. Se quiser um papel mais grosso, coloque mais papel. Se quiser um papel mais fino, ponha mais água.
5º passo - Encha a bacia (ou banheira ou o tanque) de água para cobrir a tela. Jogue a mistura que você bateu no liqüidificador nesta bacia.
6º passo - Pegue a tela e mergulhe-a na vertical até o fundo.
7º passo - Faça um movimento com a tela como se fosse juntar sujeira com uma pá.
8º passo - Deixe a tela na horizontal, leve até o fundo e comece a levantá-la
9º passo - Retire a tela totalmente da água.
10º passo - Coloque um jornal sobre uma pia, por exemplo.
11º passo - Vire a tela sobre o jornal.
12º passo - Pressione a tela com o pano ou esponja (não esfregue!) até retirar o máximo de água da tela.
13º passo - Dê umas leves batidas para desgrudar o jornal e o papel reciclado da tela.
14º passo - Como o papel reciclado grudou no jornal, pendure-o no varal para secar. Assim, você aproveita a tela para fazer vários papéis ao mesmo tempo.
15º passo - Assim que secar, desgrude o papel reciclado do jornal e dê o formato que quiser, como envelopes, sacolas...
16º passo - Outras cores possíveis se você usar tinta para tingir roupa.
pessoal existem mais receitas...mas esta eh mais economica e facil que eu encontrei...
um abracao e...seja feliz.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Piso Ecológico


Piso ecológico.. mais uma eco tecnica, que auxilia e minimiza os impactos ambientais... com dimensões padrões de 40cm X 40Cm, feitos de borracha reciclada, podendo ser pneus velhos que seriam descartados em corregos e terrenos baldios. Estes pisos ecologicos tem muitas vantagens:
Espessura: 18 mm
Coeficiente de atrito: 0,85 a seco e 0,46 com o piso molhado.
Dois tipos de acabamento: impermeável e semi-permeável.
Protege piso e equipamentos de danos contra quedas.
Proporciona segurança para o caminhar, com uma superfície anti-derrapante de baixo nível de manutenção.
Fácil de instalar.
Alto índice de absorção de impacto.
Com estas qualidades o piso ecologico de borracha vem ganhando espaços em ambientes, como playgraunds, academias e outros ambientes que podem minimizar os impactos.. de simples assentamento , nao precisando de nenhum tipo de argamassa e somente de um nivelamento do solo, este sim necessita ser nivelado e muito bem nivelado..
o nivel de absorcao do piso é grande assim tornando-o totalmente permeavel, e como a intenção da sustentabilidade é de deixar o solo livre, respirando e recebendo toda a agua..este piso supre todas as necessidades..
mais uma tecnica explicada...
pessoal um abracao e boa sorte nos projetos e pesquisas sobre a bio-arquitetura.
seja feliz..

O que são "Earth Cooling Tubes"?


Earth Cooling Tubes, são dutos que passam por debaixo da terra, em uma profundidade que pode variar de 0,50 cm até 2 metros... a profundidade pode resfriar mais o ambiente desejado.. Estes dutos retiram o ar quente do ambiente externo e com a transição debaixo do solo este ar resfria e a temperatura chega mais amena no interior na residencia.. proporcionando um ar-condicionado natural.. Uma Tecnica totalmente ecologica e de baixo custo esta tecnica necessita ser planejada ante que a residencia seja executada, para evitar transtornos e problemas.. com a execução perfeita destes dutos a refrigeração dos ambientes das residencias fica incrivel..
Para evitar a entrada de animais e insetos são instalados redes e peneiras para filtras a entradas destes.. Esta tecnica simples, tem baixo custo e de facil instalação. Os beneficios são evidentes e podemos perceber que todos os desconforts da vida urbana pode ser solucionado... o calor da metropole pode ser solucionado sem poluir mais o ambiente urbano.. e sim usando estas tecnicas de dutos resfriadores..
pessoal mais uma eco tecnica apresentada..
abracao...seja feliz

Bio - Arquitetura _Alto Padrão

Mais Um motivo para acreditar que a bio - arquitetura serve a todas as classes e povos. Esta imagen é do ranchos de chana. Localizado na ilha margarida, na venezuela um loteamento de alto padrao, com casas para aluguel e venda. sao casa feitas de terra-crua e com estruturas de madeira tentando utilizar materias locais e que sao adequados para a regiao. A ideia é da Arquiteta Chana Fermim, ja falecida, a arquiteta era a propietaria de uma regiao da ilha e devido a grande procura do turismo decidiu investir em um projeto ambicioso e ecologico..forma que nao prejudicase o meio ambiente.. pois bem , ela conseguiu casas ecologicas e com padrao 5 estrelas... com historias destas podemos perceber que o preconceito é a maior forma da bio- arquitetura nao avancar em todo o meio urbano.. foi possivel na venezuela, é possivel no mundo todo. podemos usar a historia e a geografia da regiao em pró da arquitetura.
Estes ranchos de chana podem ser alugados por temporadas e por anos...sao um meio de se envolver com a regiao e clima do caribe.. para quem nao sabe a ilha margarida é uma das maiores ilhas habitadas e possui uma paisagem deslumbrante, com o mar do caribe, e suas praias claras e limpas torna uma das paisagens mais incriveis da américa..
a Bio arquitetura pode fazer das paisagen bela do globo, e podem casar perfeitamente sem ofuscar o meio natural...
maiores informacoes sobres os rancho de chana.
http://www.margaritarents.com/losranchosdechana.htm...
por hoje é so pessoal...
um abracao..e seja feliz!

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Nosso Preconceito?


Afinal nós, estudiosos e conhecedores de materiais na elaboração de projetos arquitetônicos, porque renegamos e descriminamos algo que faz parte de 80% da historia da nossa construção civil? Qual o preconceito da utilização da terra na arquitetura?

A terra, com o progresso e a modernização da arquitetura foi ignorada , esquecida e substituída pelo cimento, que atualmente sabemos que com todas as suas qualidades é um material caro e não renovável.

A partir do século XIX, o material usado até então era a terra e seus agregados e com uma freqüência grande, com a revolução industrial, movimentos modernistas,entre outros, arquitetos e engenheiros deram uma guinada na historia dos materiais da construção civil abicando do material mas tradicional na cultura mundial e proporcionou a era do cimento, como o material mais usado e hoje o material dominante.

Técnicas, tecnologias, tradições e costumes em um século passaram de ser uma realidade para ser algo que primitivo, arcaico, rudimentar, atualmente a sociedade ratifica que só lida com terra-crua quem não tem poder aquisitivo, pessoas que habitam áreas rurais e não possuem o conhecimento da tecnologia do cimento e seus agregados. Simples é definir esta forma de preconceito, a terra é para os menos favorecidos economicamente e o cimento e suas derivações são para os mais favorecidos economicamente, terra igualmente para zonas rurais, e o cimento e para áreas urbanas.

Qual a condição da terra-crua não ser industrializada como ocorreu no séc. XIX com cimento no seu processo de industrialização? A terra- crua com estudos e conhecimentos sobre o material pode resultar em resultados excelentes para construção arquitetônicas, a terra não pode suprir qualidades que o cimento possui, como a grande resistência do cimento, mas com as dosagens certas da terra, que variam pela porcentagem da areia e de argila, que é o material que acrescenta a terra à plasticidade, A terra pode ser aplicada em diferentes técnicas, e em diversos usos, tanto na zona rural mas especialmente na zona urbana.
A Terra-Crua, material inovador, re-inventado a cada dia, novos modos de vida sem degradação do meio natural, abundante em grande parte do globo, mão de obra especializada e barata, soluções espaciais e construtivas eficiente a partir do uso da terra na arquitetura, esta são as manchetes do futuro, onde a compreensão do desperdício que nos fazemos atualmente será revertida no fim do preconceito sobre arquitetura urbana de terra.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Sagarana, Agradecimentos



Sagarana....para quem não conhece.. é a casa ecológica Emboaba, Proprietária Cristina Emboaba. O Primeiro de muitos projetos..o projeto que nasceu de uma busca da integração da arquitetura e o meio ambiente.

e devo parabenizar as pessoas que fizeram e ajudaram na elaboracao do projeto.

Gostaria de agradecer..Cristina Emboaba, pelo incentivo e devoçao em todo o processo de construçãoE José Gustavo de Camargo...pelas eternas e celebres..Eiiiiii...Sãoooo Joãooooo...e finalmente e não menos importante ao Fernando Emboaba..com a ajuda e elaboração do campinho...

Mesmo com ajuda involutaria....Ajuda academica e familiar queria agradecer a toda a familia Dias Gazeto que sempre me apoio e me amou...um orgulho pertencer a esta familia Mais informações tecnicas sobre a sagarana em futuros post..

por enquanto um abracao...

seja feliz

Saudações a todos

Bem vindo a todos os leitores deste novo blog. a Intenção deste Blog e relatar e divulgar experiencias vividas sobre Bio-Arquitetura. Com o Proposito de sempre estar perto de todos mesmo daqui um tempo estando longe
Felicidades e muitos papos vao rolar...espero que o conhecimento e a amizade cresça com este Blog.
Um bjo e um Abraço para todos..
Leó